04/08/2007

conto(a) de amor

44 anos de casados, 3 filhos, 6 netos por enquanto, 2 faculdades completas, 800 cursos de noivos ministrados, mais uns 800 de casais, e uns 1000 de batismo, todos os domingos juntos na missa das 9h30 desde 1963. 2 casas próprias e 1 terreno em Itanhaém que até agora ninguém sabe onde é.

1 cirurgia do estômago, 2 de coração, diálise 3 vezes por semana, 6 vezes por semana para levar e buscar na diálise. Almoço às 12h30 porque mais tarde o papai não pode, jantar às 19h em dias comuns, 20h45 em dias de diálise. Atualmente 1,5 pedaços de pizza aos sábados pra cada um. Antigamente 6 pra um 2,5 pra outro. 500 tipos de remédios diferentes.

3 selinhos invariavelmente quando chegam da rua, nos raros momentos em que não estão juntos.

66 anos.
64 anos.

6 para os 50 anos de casados, as Bodas de Ouro.

Todos esses números resumem a vida dos meus pais, mas não conseguem nem de perto chegar próximo a uma conta que estime o amor que existe entre esses dois.
Arrisco qualquer agrupamento de zeros e mais zeros seguidos do 9, e mesmo assim não faço sombra pro que poderia ser uma escala do amor deles.

Sou filha mas não sou suspeita, é de dar inveja. Não, não imaginem que esse amor fica acomodado pelos contos de fada. Muita coisa na vida deles não foi cor-de-rosa, e ainda não é. Tem briga nesse meio, 4 feias que eu me lembro e umas 500 por dia, daquelas de dar risada. Mas não abala, não arranha sequer a estrutura que eles firmaram no dia 08 de junho.

Outro dia tocou 3 vezes o meu celular e eu não pude atender. Insistiram, olhei era meu pai. Atendi no 2 toque, interrompendo a reunião, porque temos levado alguns sustos depois da explosão de consequências que a diabetes lhe causou.

-...Alô?!
-Oi filha.
-Oi pá...
-Viu, tua mãe e eu estamos pensando na nossa festa.
-Que festa?
-A de Bodas de Ouro.
-Quê?
-Bodas de Ouro cáspita, não sabe o que é isso?
-Lógico que sei, mas quando é essa festa?
-Daqui há 6 anos. Vi com ela da gente ir guardando uns 200 reais por mês até lá. Vc que mexe com festa acha que vai dar pra gente fazer um festão quando chegar a hora?

Que lindo. A verdadeira despreocupação com o tempo, com as coisas que não são boas. O olhar na alegria que eles me ensinaram a ter, presente e pulsante naquela hora. Encheu meu dia de esperança e meus olhos de lágrimas.

-Ah pai, acho que dá pra ter alguma coisa... mas falta tanto, a gente vê na época uma vaquinha e faz a festa.
-Que vaquinha, que nada, você tem três filhos e é neles que você tem que pensar, teus irmãos também. Eu e a mamãe damos conta..

E eu sei que dão porque sempre foi assim. Meus exemplos, meus amores.
Aqui registro 100% de amor e mais 100% de dedicação sábia, sem medo dos "nãos" que a vida solicita.

Mamãe e Papai, obrigada. Nota 10 pra vocês. E que venha os 50 anos dessa união eterna.

Um comentário:

Unknown disse...

Pára Cice...
Eu não aguento mais ficar chorando na minha mesa da Ponto...
Qd eu casei, a minha irmã juntou durante 4 meses os 5 reais que ela leva para comer na escola para comprar um forno de microondas para mim.
E qd a gente fala de amor incondicional é nisso que estamos pensando!


guardadinho

eu sou

Minha foto
Gosto de boniteza, de arrumação, da moda dos anos 30. De margaridas e pérolas verdadeiras. Gosto da noite, de gente dando risada, do colorido de um prato de feijoada. Gosto de sair e de mudar, gosto de família, de amigos e com eles estar. Gosto de dança e de criança, e gosto muito, muito do mar.