13/06/2008

Santo Antonio

Santo Antonio é o santo que a minha mãe mais gosta. É até esquisito dizer isso porque ela adora Santa Terezinha também e São José e Frei Galvão.., pode parecer contrário, mas acreditem minha mãe não é uma carola, é que ela tem o telefone vermelho com o céu, ela tem fé.
Mas voltando a Santo Antonio, apesar de ser famoso por ser o Santo casamenteiro, Santo Antonio tem uma força muito maior do que achar pares, ele é um grande intercessor porque também foi um dos que abriu mão de tudo pra ficar com Deus. Nascido em 15 de agosto de 1195, de nome verdadeiro Fernando, tornou-se padre por ter no espelho da família uma grande devoção. Antonio sempre procurou as missões, foi pra África, mas adoeceu e voltou, caiu na Sicilia, conheceu Franciso (é, esse mesmo, São Francisco), ficaram chapas. Sua maior característica que era a introspecção e a quietude, foi também o grande canal de sua santidade, porque quando Antonio falava, ele mobilizava totalmente a multidão. O mais legal de Santo Antonio é que ele foi primeiro Antonio "o santo", e isso o deu a canonização praticamente imediata num processo tão complexo. Ele realizava como qualquer um de nós podemos realizar. Ia à frente das batalhas, arrumava as injustiças, produzia críticas no povo e colocava a mão literalmente na massa. Com os dons da bilocação e levitação, rarííiissimos, um dia salvou seu pai numa cidade equanto pregava em outra, isso mesmo, ele estava de corpo presente nos dois lugares ao mesmo tempo, e não raro muitos sempre o viam com os pés sem tocar no chão. Antonio o santo, além de milagres, arrumava, enfrentava e produzia nos padrões terrenos.

Ainda novo ele se foi. Em 13 de junho de 1231.

Decidiu despedir-se da humanidade em Pádua na Itália, o que faz até hoje Lisboa brigar pelo seu "sobrenome". Ele chegou na cidade e disse, vou me despedir de vocês por aqui, e assim foi. Assim morreu. Na mesma hora crianças que estavam brincando e nem sabiam da existência daquele homem e tão pouco o seu nome, sairam correndo gritando: Santo Antonio morreu hoje, Santo Antonio morreu.

Curiosidade: sua língua está até hoje intacta, viva, com sangue. Isso pelo poder de proclamação desse homem que virou santo. Essa relíquia fica lá em Pádua pra quem quiser ver, na igreja de Santo Antonio, onde minha mãe, aos prantos, chegou um dia bem na hora da comunhão.

Santo Antonio, um beijo pro cê. Espero ter contado direitinho a tua história.

Um comentário:

Ana Paula Marques disse...

Cice, você escreve sobre o sagrado e o profano com tanta leveza e graça! Santo Antonio é também me preferido. Se a Manu fosse menino seria Antonio. E olha, eu não sabia da missa um terço!
beijo


guardadinho

eu sou

Minha foto
Gosto de boniteza, de arrumação, da moda dos anos 30. De margaridas e pérolas verdadeiras. Gosto da noite, de gente dando risada, do colorido de um prato de feijoada. Gosto de sair e de mudar, gosto de família, de amigos e com eles estar. Gosto de dança e de criança, e gosto muito, muito do mar.