08/06/2008

generosidade

Conversando com o meu irmão ele falou uma coisa que não sai mais da minha cabeça. Por mais que pareça óbvio vale a pena gravar: PRESTE ATENÇÃO NO QUE AS CRIANÇAS GOSTAM DE BRINCAR. Falávamos de futuro no presente. Enxergar realmente o que nossos filhos mais gostam de fazer através da brincadeira é o segredo para empurrá-los pra felicidade. Fui uma criança livre, papai e mamãe nos deixavam ser. Fui pro caminho que mais gostava, apesar de lembrar com água na boca das revistas de moda que eu recortava e das modelos que eu mesma criava. Unia roupas de uma com os sapatos de outra e redesenhava figurinos. Ficava ali horas e horas, transformando. E até hoje gosto disso. É, talvez eu pudesse ser uma estilista, porque até costurar eu tinha vontade, mas sou publicitária. Analisando meu grau de satisfação, concluo que o que sou hoje não deixa de ser uma fonte de criatividade.

Sobre meus filhos, Bia adora ler e interpretar, inventar histórias e fatos. Julia leva o maior jeito com desenho e pintura, um capricho. Pedro já é minucioso e adora montar quebra-cabeças difíceis para sua idade. Junto com isso eles gostam de jogar bola, dançar e correr por tudo. Eu, desde essa conversa, fico olhando os detalhes das brincadeiras e procuro deixar eles serem o que querem ser. Estimular é meu papel. Só esse. E por mais que pareça óbvio, a gente escorrega muito e no fundo no fundo faz uma forcinha pra eles serem a nossa vontade, a nossa imagem da inteligência e do sucesso, aquilo que queremos que os outros achem deles.

Aí erramos feio, e muitas vezes erramos por eles o que eles ainda nem saberiam se estava certo. Então, prestem atenção no que as crianças gostam de brincar e nos seus sorrisos com as brincadeiras. E ponto final.

Nenhum comentário:


guardadinho

eu sou

Minha foto
Gosto de boniteza, de arrumação, da moda dos anos 30. De margaridas e pérolas verdadeiras. Gosto da noite, de gente dando risada, do colorido de um prato de feijoada. Gosto de sair e de mudar, gosto de família, de amigos e com eles estar. Gosto de dança e de criança, e gosto muito, muito do mar.