13/02/2008

volta às aulas

Recomendo: Se alguém precisar de consulta escolar, entender se a escola é boa, adequada para sua maneira de viver em casa, perto das coisas importantes, preocupada com o futuro, e todas as coisas que a gente quer saber quando escolhe uma escola pros filhos... Liga pra mim!

Tô fresquinha com isso tudo, fiz uma pesquisa completa e in loco de muitas escolas e metodologias, de Waldorf, passando pelo método construtivista, humanista, materialista, chouvinista, chegando inclusive no bilíngue e até trilíngue é mole?. Aprendi muito com isso, e hoje tiro minhas conclusões com segurança.

Pra quem não sabe, por conta do destino ficarei onde estava ainda esse ano, no mesmo apto, no mesmo bairro, e por isso os picutas ficarão também na mesma escola, que é um mix de construtivista na metodologia com uma secretaria administrativa bem materialista. Mas nessa corrida de encaixe, descobri que esse é um item comum a absolutamente todas.

Há de se ter muito dinheiro pra conseguir ter um filho que não pense apenas nisso.

Mas nessa incoerência o mais importante é que se passe aprendizado, que se tenha conteúdo, que se permita abrir os olhos para a socialização, as matérias, as discussões sobre a teoria, as críticas inclusive. E esse é o papel da escola.

Eu como pedagoga e educadora, sou fã das instituições escolares, seja elas como forem. Passar a culpa de acertos e erros de seus filhos à escola é um grande equívoco, no mínimo ou você não sabe o que quer, ou não sabe discutir sobre o que quer.

E vamos novamente esse ano de Discere Laboratum. A escola que acolheu meus filhos ha dois anos.

Os amigunhos do maternal II e jardim I agradecem.

Nenhum comentário:


guardadinho

eu sou

Minha foto
Gosto de boniteza, de arrumação, da moda dos anos 30. De margaridas e pérolas verdadeiras. Gosto da noite, de gente dando risada, do colorido de um prato de feijoada. Gosto de sair e de mudar, gosto de família, de amigos e com eles estar. Gosto de dança e de criança, e gosto muito, muito do mar.