27/02/2008

dra. lu


Se tem algo que me orgulha é falar da minha irmã. A Lu é como um talismã, dá sorte ficar do lado dela.

Lembro da gorda (é assim que a gente se chama) em frames, cada detalhe... Dentro da manta rosa, já a cara do papai e ainda tão pequenininha, no berço no quarto da mamãe, brigando com o Nick, sentada no capô da variant azul quando era gorda mesmo, lavando paninhos no tanque em cima da cadeira verde de madeira, chorando porque ouvira um não, gravando sua voz pra documentar os dias, indo pra escola, caprichando nos cadernos, nas apostilas, nos livros, na vida.

Lembro de quando entrou na faculdade, de quando saiu.. uma das maiores emoções da minha vida, certamente a segunda, seguida do nascimento dos meus filhos. E por falar neles, a Lu acompanhou cada respiração minha nessa fase, rezou, controlou, sofreu o que nem eu saberia sofrer, por mim, calada e devota por conta do risco de uma gravidez trigemelar. E estava lá, lá mesmo, dentro da sala de parto, do meu lado, do lado do César e também do lado dos picutas, querendo ver a cara dos bebês e se certificar que tudo estava bem. Sorte a nossa.

Vejo a Lu indo pra Santos durante 6 anos, a cada final de semana, de carona, imitando o bedel da FCMS, cuidadosa com sua escolha, responsável em todos os minutos. Fazendo careta, graça que fazem os sobrinhos perderem o fôlego de tanto rir. Vejo a Lu com seu vestido lindo branco com as costas cruzadas em fitas... corrigidas por tramas, tramas e não fitas, e ela caindo na risada.

Simples.

A Lu não ostenta, não se impressiona com nada material, apesar de gostar de ter. Pra Lu o ser é tão claro, tão tangível, que se ela tem ou não tem alguma coisa, é o de menos, mesmo. É difícil explicar, mas ela é feliz com o que conquista e não precisa de nada que não seja da sua conta, ou mais do que o necessário.

Domingo a gente tava na mamãe almoçando, ela toda feliz me contou que vai trocar o carro no mês que vem - Gorda, vixe, no mês que vem vou pegar um Idea, vc gosta? Eu.. Pô Lu que bacana.. gosto, claro, mas porque vc não pega um idea adventure?
Porque é dez mangos mais caro...
Lu, pelo amor, agora vc tem grana.. e olha o adventure tem mais coisa, é esportivo, mais bonito, chama mais a atenção, tem as barras laterais, o pneu lá atrás... e ela me olhando?!
mas eu só quero um carro pra andar e ter conforto, por dentro eles são iguais..cê acha que eu preciso de um pneu lá atrás? Nem sou eu que troco o bicho se furar,é a seguradora...

A Lu sabe o que quer, é segura, consistente e leve por conta disso. Se é sim é sim e se é não é não.

Com a sua profissão ela só faz a gente a admirar mais. Uma excelente médica geriatra. Disputada a tapa na equipe por todos os mega médicos com os quais já trabalhou. Ela conta dos seus pacientes com um carinho disciplinador. Com eles, ela prova que o amor também diz não, e tem que dar espaço pra novas etapas. Que trabalho é disciplina e limites, senão vira confusão e ineficiência. Mesmo assim, ela se diverte com eles, chora por eles, luta com eles, briga com eles, com famílias e também com outros médicos se preciso for. Ela sabe.
Seus diagnósticos são precisos e sua responsabilidade um exemplo. Um dia dedico um post aos casos que ela conta do hospital, aliás um único post vai ser impossível.

É da Lu a frase: "Esse homem tem um rosto sem sorriso", quando tinha 5 anos, referindo-se a um vendedor lá perto de casa que era simpático mas ninguém definia porque ele não agradava as pessoas apesar de seu esforço. É dela também o maior zelo e dedicação já vistos nesta Terra, quando se trata dos meus pais. São dela ainda, as decisões assertivas, sóbrias e únicas. Sinto que ela enxerga com a alma. E por isso, é dela também todo o meu encanto e admiração.

Agora, casada com o Matheus há três anos, construindo a vida a dois, eles seguem. Estão lá longe, firmando suas carreiras e seus futuros, apoiando um ao outro, mas a gente foi junto pelo coração. Esse ano fala-se de crescimento na família... Eu torço. Que venha um espírito iLUminado como o que há 29 anos Nossa Senhora mandou lá pra casa. Que venham novos seres, novas Lus, pra dar à vida continuidade do bem, e a verdadeira razão de se viver nesta e em outras dimensões.

Gorda, quero todos os teus autógrafos.

2 comentários:

Ana Paula Marques disse...

O segredo da Lu é o de não se pensar. Por isso a espontaneidade, a simplicidade e o pensar no essencial.
Ainda bem que ela existe pra gente envelhecer em paz.

Julia disse...

me emocionei.


guardadinho

eu sou

Minha foto
Gosto de boniteza, de arrumação, da moda dos anos 30. De margaridas e pérolas verdadeiras. Gosto da noite, de gente dando risada, do colorido de um prato de feijoada. Gosto de sair e de mudar, gosto de família, de amigos e com eles estar. Gosto de dança e de criança, e gosto muito, muito do mar.