06/11/2007

saúde!!!

E eu que adorava vinho, agora gosto ainda mais. Nem tanto pela safra, cor, aroma, que continuam à margem do meu próprio paladar apenas, mas sim por causa das histórias que envolvem essa bebida.

As histórias que se eu não vivi, viverei um dia, eu sei. As histórias do passado, de reis e de tempos intuitivos, das superstições elegantes, vitorianas, dos vestidos engomados e claros que desfilavam por belíssimas casas que eram assim mesmo sendo de barro.

Aprendi nesses dias que tudo deve ser simples mas rigorosamente soberano. O melhor.

Hoje sei que uma boa terra para produção de uvas tem que ter três coisas: árvores de espécies do mundo todo, boa água corrente, melhor que se tenha nascente em torno, e rosas de todas as cores.

Parte disso, que vem da sabedoria que voa, se entrelaça com o que é mesmo estudado. Em meio a tantas rosas, duas são as escolhidas para o ofício, as vermelhas que apontam as uvas rubras, e as brancas demonstrando a parreira das uvas da mesma cor. E assim se formam filas de rosas e de uvas.

Mais ainda, o aroma te carrega, o cheiro da terra arenosa com muitas pedras e das frutas de todas as árvores. O carvalho europeu envelhece melhor a boa safra porque seus póros são estreitos, diferente dos novos, bons também, americanos. Um barril se presta a cinco vezes, depois disso volta ao seu destino.

Quanto a intuição, a boa uva não é a uva boa aos olhos, mas ao saber. Tem que ser pequena e suficiente.

Proteção também faz-se presente, a cordilheira de um lado, o oceano do outro e o deserto à volta, isola o bom vinho de presas comuns, e também uma boa história aproveitando-se do diabo, afasta os que roubam a jóia.

Por fim, não mais que dois quilos de uva por planta e uma pitada de atenção ao que te torna sensitivo, a escuridão.

Então, agora na hora de beber vinho, abrirei a garrafa por uma hora antes e viajarei por todos esses lados, e cantos, e vidas, e sabedorias, e respeitos. E de braço dado com a elegância, brindarei os motivos.

Saúde!!

Nenhum comentário:


guardadinho

eu sou

Minha foto
Gosto de boniteza, de arrumação, da moda dos anos 30. De margaridas e pérolas verdadeiras. Gosto da noite, de gente dando risada, do colorido de um prato de feijoada. Gosto de sair e de mudar, gosto de família, de amigos e com eles estar. Gosto de dança e de criança, e gosto muito, muito do mar.