25/11/2007

antagonismo

Ando de tão feliz o próprio tema da tristeza.

Choro ao ouvir pedaços de canções, frases de poemas, filmes e tangos, ditados da vida. E eu que um dia tão jovem, jurei que não choraria...

Me emocionam as capacidades, quaisquer que sejam, mais as simples, como dobrar uma folha de papel num barquinho que correu pela guia da rua no domingo, como lá atrás. De ver o feito sair de uma geração que só teve isso pra brincar e hoje ensina tal volta em meio a tanta, e fácil, beleza nova.

Me emociona a capacidade de cuidar do corpo, de saber rezar.
Choro porque fui lembrada, porque revi pessoas, porque mergulhei em textos que me fizeram reviver, tudo.

Choro de tanta alegria que me dá um certo medo de exagerar. Mas acontece que minhas pupilas dilataram como a dos gatos, e eu tenho podido enxergar melhor durante a noite, onde não é tão claro. É lá que vejo quanta beleza tá escondidinha pelos vãos preciosos dos detalhes.

Onde a maioria vê escuro eu vejo claro.

Tenho com isso, me aproximado do medo como se fosse o último suspiro, como quem ouve o passado numa canção que diz é tarde e eu já vou indo preciso ir embora, até amanhã, mamãe quando eu saí disse, meu filho não demore. Em Braçanã...*

Choro hoje por essa saudade. De tempos que não quero que voltem, mas quero muito que permaneçam. Resgato partes e dedico aos meus.

Hoje chorei de novo ao ouvir: Vou te dizer uma coisa, olha pra mim, a vida é boa.. reza mamãe, não chora, reza.
Rezo minha filha, todos os dias.

Rezo para agradecer em meio às boas lágrimas.

*Menino de Braçanã - Luiz Vieira

Um comentário:

Ana Paula Marques disse...

A vida é assim mesmo, alegria e tristeza na mesma medida. Você está tomada por uma consciência que mais parece um estado de graça. Aquele em que se assiste a tudo quase sabendo que não se pode interferir no curso do rio. Aquele em que se agradece, só isso.

beijos abraçados
Ana


guardadinho

eu sou

Minha foto
Gosto de boniteza, de arrumação, da moda dos anos 30. De margaridas e pérolas verdadeiras. Gosto da noite, de gente dando risada, do colorido de um prato de feijoada. Gosto de sair e de mudar, gosto de família, de amigos e com eles estar. Gosto de dança e de criança, e gosto muito, muito do mar.