13/09/2019

O tempo dos 15

Puxei aqui na minha memória o tempo dos meus 15 anos. Eu lembro de ter tido uma festinha em casa, até mais simples do que as de sempre, tenho flashes das coisas acontecendo e me vem o presente dos meus pais. 

Lembro da minha mãe meio segurando a vontade de fazer as vezes e do papai puxando um saquinho de veludo e me entregando na mão. Um solitário. Um brilhante lindo, um anel.

Era de um anel que as meninas de 15 na minha idade viviam. Tinha o baile também, eu mesma fui convidada para dançar em muitas festas de amigas minhas, fiz pelo menos uns 3 vestidos na Dona Elvira, a costureira (lembro tão bem de um azul de mangas bufantes transparentes), mas isso era pra quem sentava na gaita.

Em casa sempre foi na risca e o solitário que ganhei fez o papai e a mamãe suarem a camisa para pagar em vezes. Mas deu certo. Ele está ainda brilhante, brilhante como a minha juventude, que aos 15 já movimentava uma vida cheia de aventuras, alegrias e memórias que eu adoro ter.

Agora chegou a vez dos meus filhos. Caramba... os tricos fazem 15 anos!

A imagem da carinha da Beatriz, depois do Pedro e depois da Julia, vindo até mim pelas mãos do Dr. Jorge são nítidas. Eles nasceram cabeludos, roxinhos e chorões. E também ficaram quietinhos assim que chegaram perto de mim. A gente se olhou e entendeu tudo. Ficamos quietos, contemplando toda a vida que vinha pela frente, ali, segundinhos.. Cesar, eles e eu. Um de cada vez.

Caramba, 15 anos!

Nenhum comentário:


guardadinho

eu sou

Minha foto
Gosto de boniteza, de arrumação, da moda dos anos 30. De margaridas e pérolas verdadeiras. Gosto da noite, de gente dando risada, do colorido de um prato de feijoada. Gosto de sair e de mudar, gosto de família, de amigos e com eles estar. Gosto de dança e de criança, e gosto muito, muito do mar.