13/09/2019

Essência

Quando a gente tem filhos, a geladeira muda - onde só tinha vinho, cerveja e queijo, que você come mesmo já meio vencido, você encontra inhame, espinafre, mandioquinha, alimentos frescos e tal. Tudo muda quando se passa a ser o responsável por outras vidas. E isso só dura para o resto delas, eu vejo pela minha mãe que se diverte nas minhas alegrias e chora os meus sofrimentos até hoje, e eu marmanja véia já... Por isso, a essência da gente é o caminho para entregar a esses caras o que a gente mais deseja para eles e chama de felicidade. 

Fui até olhar o significado dessa palavra direitinho, que ficou na minha mente bem muito por esses tempos, ó: essência - aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo. 

É relativamente simples descobrir, basta resgatar o que te faz gargalhar, as histórias que deram muito certo e nesses momentos como você estava, com quem você estava. O que te deixa à vontade, leve. 

Nada disso exclui os desafios, as tristezas, mas quando você está perto da sua essência até isso te engrandece, alarga a alma ao invés de apenas arranhar o disco e ficar pulando a mesma parte, tuc, a mesma parte, tuc, a mesma parte... de coisas absolutamente desnecessárias. O sofrimento natural já é o suficiente para o processo de amadurecimento. Juro, não é preciso arrumar mais encrenca.

Então, vá em busca da sua essência, simplesmente. Não se entregue a ilusões. Humilhe-se a essa descoberta. Ensine aos seus filhos o desapego. Lote mesmo a geladeira de legumes, é o momento certo para isso. Ache os seus pares. Ache os seus pares. Cole neles e descole dos que não combinam. Lembre-se que o  bacana na vida é tudo aquilo que configura o mais básico da sua história.  

Acho isso duca!

Nenhum comentário:


guardadinho

eu sou

Minha foto
Gosto de boniteza, de arrumação, da moda dos anos 30. De margaridas e pérolas verdadeiras. Gosto da noite, de gente dando risada, do colorido de um prato de feijoada. Gosto de sair e de mudar, gosto de família, de amigos e com eles estar. Gosto de dança e de criança, e gosto muito, muito do mar.