08/02/2013

carnaval

Eu adoro o carnaval. Gosto tanto! Deve ser porque eu sou negra, e sendo assim o carnaval é meu. Ah, eu sou bem negona mesmo!  Eu sambo muito bem, sempre sambei. No pé, miudinho, quadrado, gafieira. Meu sonho sempre foi tocar pandeiro e sair na avenida como a rainha da bateria. Eu já desfilei em escolas de samba, mais de uma vez, mas não como rainha da bateria... me sinto também parceira de Dorival Caymmi, pois assino em baixo que quem não gosta de samba bom sujeito não é. Nesses dias, assim, bem antes do carnaval, desde a minha infância, papai e eu já nos preparávamos para os desfiles. Ficávamos de madrugada vendo as escolas do Rio de Janeiro na televisão (mamãe ficava junto, mas ficava lendo). Dávamos nota, escolhíamos a preferida. A dele sempre era a Mocidade Independente de Padre Miguel, a bateria nota 10. Eu ia de Mangueira, Portela (que ele também gostava um bocado) e mais umas outras porque a maioria me arrepiava. Era um momento tão bom! O papai também sempre foi negão, aquele lindo. A gente se divertia. Depois a apuração... genial a apuração, uma brigaiada. (aqui mamãe participava assistindo porque ler era menos divertido)

Eu tenho 44 anos e já vivenciei muitos carnavais.  O de Salvador, do meu querido Recife e da bela Olinda, na minha São Paulo - o carnaval da chuva na avenida (em duas vezes) e mais uma - sem chuva na escola campeã daquele ano, de várias cidades do interior e do litoral e também de Minas. Já estive em Paraty, no Rio mesmo só no ensaio da Beija-Flor, mas a Sapucaí que me aguarde. Já me diverti muito em blocos de rua, fantasiada de onça, pulei em clubões e clubecos, joguei confete e serpentina a torto e a direito por aí e tantas outras alegrias, mas o melhor mesmo ainda é a lembrança das madrugadas em frente à TV, com pipoca, alegorias bem menos luxuosas do que as de hoje, piscadas de sono na alta madrugada e um espírito compartilhado de emoção por algo que se gosta mesmo, na pele. Que transbordava a minha alma e até hoje me completa e faz emocionar com os gritos do "esquenta" nas concentrações.

Vai ser assim esse ano. Eu, a TV, meus filhos que  levarão com eles esse gosto se depender de mim, o gordo, a mamãe e seus livros e o papai, claro!

Quanto riso, quanta alegria. No meio da multidão.
É carnaval minha gente!

http://www.youtube.com/watch?v=ZxbPr1S7vvA

Nenhum comentário:


guardadinho

eu sou

Minha foto
Gosto de boniteza, de arrumação, da moda dos anos 30. De margaridas e pérolas verdadeiras. Gosto da noite, de gente dando risada, do colorido de um prato de feijoada. Gosto de sair e de mudar, gosto de família, de amigos e com eles estar. Gosto de dança e de criança, e gosto muito, muito do mar.