12/11/2009

Swiss - 41 - parte 2

Enquanto Vevey, Montreux e Lausanne são o Rio de Janeiro, Genebra é sem dúvida São Paulo pra gente. Cidade grande, teatros, feiras como a do automóvel, grandes óperas, pessoas de negócios andando pelas ruas elegantemente apressadas. Apesar de maior mistura ainda não achei diferencas gritantes entre as pessoas e suas classes sociais. Existe em Genebra sim quem tem mais e quem tem menos, mas menos aqui nao deixa de ser um mais pra gente. Todo mundo por aqui fala no mínimo tres idiomas. É o mestre de obras que ta decorando as ruas pro natal, falo dele sim. Dos garcons, recepcionistas, policiais, caixas de farmácia... por aqui frances, ingles e espanhol são básicos. Todo o jovem tem tenis puma, camisa armani e óculos gucci, todos. Então o que se precisa é do que a gente aí na América tem a rodo: diversão.

Por aqui entendi o que é um pais de primeiro mundo, e portanto fiquei puta da cara com o Brasil, apesar de ama-lo sobretudo. Mas olha só, um pais pequeno feito esse, aproveita cada centimetro de terra, preserva sua cultura a ferro e fogo, ensina seus poucos jovens a manter as origens, respeita seu povo, permite que os estudantes andem por todo o lado sem pagar um centavo de nada, alegra-se com o turismo, apesar da falta de sorrisos, porque assim que vc chega é recebido com um passaporte para andar de graca por todo lugar e receber 50% de desconto em qq local que voce visitar.

Um país que tem pouco, por isso solicita que voce não desperdice, que seja gentil com o outro e não toque nos alimentos expostos, que tem uma rede ferroviária confortável, inteligente. Que mantem regras boas e saudáveis em prol do coletivo. Que em cada pedacinho de verde cuida de um parquinho pra suas criancas de forma tão doce. Que le, le e le em onibus, trens, ruas.

Aí eu fico pensando, já pensou se o Brasil tivesse só uma dessas coisas citadas acima, uma só... não ia ter pra ninguém meus amores, pra ninguém. Mas cada qual com seu igual, e por aí eu penso que pelos sorrisos, diversão e ie, ie ie, os Suicos correm ao Brasil quando precisarem, e nós Deus amado, seguimos vivendo de amor.

E por assim, volto correndo aos bracos do meu Brasil judiadinho, porque lá deixei meus tesouros, meus filhos, família, amigos, os meus. Volto saudosa mas desejando que com essa minha viagem eu consiga contribuir um pouco mais com o que pode melhorar pra gente, afinal vou feliz por tudo que já disse, mas desejosa de encontrar pelo menos um pouco mais de limpeza, de ajuda coletiva, de respeito pela pátria nas atitudes, e não apenas no discurso que nos é tão fácil.

Que bom seria.

Au Revoir Switzerland, merci. Merci beaucoup.

Um comentário:

Ana Paula Marques disse...

Nun guento mais entrar aqui e ler Swiss 41. Pelamor!


guardadinho

eu sou

Minha foto
Gosto de boniteza, de arrumação, da moda dos anos 30. De margaridas e pérolas verdadeiras. Gosto da noite, de gente dando risada, do colorido de um prato de feijoada. Gosto de sair e de mudar, gosto de família, de amigos e com eles estar. Gosto de dança e de criança, e gosto muito, muito do mar.