15/01/2013

Polegar ao invés de Polegadas

Ouvi uma vez, "não meça o mundo pela sua própria régua". Frase muito feliz ao meu ver. Diz tudo.

É, porque a maioria das pessoas avalia atitudes pela sua própria maneira de agir, na maioria das vezes até prejulgando ou antevendo situações pela sua ética, ou falta dela.

Vejo muito no dia-a-dia pessoas esbravejando, ofendendo, desrespeitando. Começando pelo ataque sua própria defesa; prevendo no outro um traço de personalidade que na realidade é bem seu. Também me deparo, em incrível menor número, do contrário. Pessoas de bem, que não enxergam a desonestidade na palavra alheia, porque nem sabem o que isso, em verdade, significa.

Seja de um ou outro jeito, o equilíbrio deveria vir acompanhado da régua certa para determinadas medidas, mas infelizmente não é assim. Cada um atribui ao mundo a sua própria centimetragem de certo e errado, vício e talento, medo ou coragem, falação ou consciência. Perigo! Perigo!

Aos sábios então: Cuidado com a sua própria régua, ela pode medir o tamanho de tudo, bem diferente do que de fato seja a medida correta. Vale mais usar o polegar ao invés de polegadas, no mínimo ajudará a alcançarmos mais o tamanho da humanidade que queremos ter.


Nenhum comentário:


guardadinho

eu sou

Minha foto
Gosto de boniteza, de arrumação, da moda dos anos 30. De margaridas e pérolas verdadeiras. Gosto da noite, de gente dando risada, do colorido de um prato de feijoada. Gosto de sair e de mudar, gosto de família, de amigos e com eles estar. Gosto de dança e de criança, e gosto muito, muito do mar.